Noobz : Nova Diretoria da Abragames Assume em 27 de Fevereiro! - Games, Cinema, Animes, Séries, Heróis e muito mais!
Trending

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Nova Diretoria da Abragames Assume em 27 de Fevereiro!

No próximo dia 27 de fevereiro, ocorre a posse da nova diretoria executiva e do Conselho Fiscal e Consultivo da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais, Abragames. A nova diretoria foi eleita em 5 de outubro de 2017 e ficará à frente da instituição até 2021. Para Sandro Manfredini, novo Presidente da Abragames, estar à frente da associação "é uma honra e, ao mesmo tempo, bastante responsabilidade. Ao lado de todos os diretores, corpo executivo da Abragames, e dos desenvolvedores brasileiros, vou seguir dando a minha contribuição pra continuar este processo de crescimento impressionante que nossa indústria está vivendo".


Abragames

Fernando Chamis, Presidente da Abragames de 2016 até 2018, fará um breve balanço de sua gestão no evento preparatório para a Game Developers Conference, GDC, que acontece em São Paulo, no dia 27 de Fevereiro, na Cervejaria Nacional. A gestão do presidente Chamis trabalhou muito e em diferentes áreas nos últimos dois anos para fortalecer a indústria nacional de games.

Durante a Gestão de Chamis, a Abragames cresceu em número de associados e passou a ser a principal protagonista nas políticas públicas para o setor. Houve uma reformulação do modelo associativo com a criação de novos planos, como o Starter, Nacional, Global, além do Júnior, voltado para pessoas físicas ou Micro Empreendedores Individuais. Em dois anos a Abragames associou 117 empresas, sendo 57 no Plano Global, que dá acesso a participar das ações do Brazilian Game Developer, projeto em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A comunicação com os associados e parceiros passou a ser periódica, com newsletters mensais, e o Power Up, um comunicado voltado exclusivamente para anunciar benefícios como descontos e credenciais em eventos. Nesta gestão, foram realizados eventos periódicos organizados pela Associação, o “Abragames Apresenta”, em parceria com a Unibes Cultural. Foram organizadas atividades com grandes empresas do setor de games como a Google, Steam, Glispa e Vancouver Film School, além de atividades em parceria com a Ancine e Finep. Fora isso, é de responsabilidade da Abragames a curadoria das palestras do BIG Festival, o principal evento de Indie games da América Latina.

A Abragames é a principal fonte da imprensa para repercutir assuntos relacionados ao setor. Entre 2016 e 2017, a Associação foi citada em 260 matérias.

No campo das políticas públicas, a Abragames passou a ter uma cadeira no CNIC - Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, órgão responsável pela avaliação dos projetos submetidos à Lei Rouanet. Thiago de Freitas, Diretor da Abragames, foi o responsável pela inclusão de produtos específicos do setor de jogos eletrônicos, o que garantiu que os projetos de games aprovados na Lei Rouanet tenham rubricas específicas para o desenvolvimento como: game designer, artistas 2D, artistas 3D, entre outras, que antes não existiam.

O biênio da gestão de Fernando Chamis foi o período de maior investimento do setor público para games. Foram dois editais da Ancine, dois editais da Finep, dois editais da SPCine e o Minc acabou de anunciar editais do Cultura Gera Futuro em que há linhas de desenvolvimento de games. No período, o setor receberá mais de 24 milhões de reais.

"Deixo a presidência da Abragames muito orgulhoso do que construímos na Associação. Continuarei na diretoria dando total apoio à gestão do Sandro Manfredini, que, tenho certeza, trabalhará fortemente pelo setor de games no Brasil", declara Chamis.

Segundo Manfredini, a pauta da Abragames para os próximos anos será bastante estratégica, focada em criar condições para que os jogos brasileiros tenham cada vez mais visibilidade no mercado mundial, criar oportunidades de investimento, e nas regulamentações que se fizerem necessárias para ocuparmos nosso espaço na indústria criativa do país. "Neste sentido, temos que aproveitar este momento para agradecer o apoio fundamental da Apex-Brasil e do BNDES nestes últimos anos, além das recentes iniciativas da FINEP, da ANCINE e do Ministério da Cultura. Tanto o Ministro Sérgio Sá Leitão, quanto o novo Diretor-Presidente da ANCINE, Christian de Castro, têm dado todo o apoio para que a indústria de games brasileira tenha condições de buscar seu espaço neste mercado de mais de 100 bilhões de dólares por ano, no mundo", afirma o novo Presidente da Abragames.

Na ocasião iremos celebrar a maior delegação Brasileira do Projeto Brazilian Game Developers, em São Francisco, serão 43 empresas e mais de 100 profissionais participando da Game Developers Conference, GDC, e Game Connection America.

Conheça a nova Diretoria da Abragames 2018-2019
Presidente: Sandro Manfredini - Aquiris Game Studio
Vice-Presidente: Vicente Vieira - Manifesto Game Studio
Diretor Financeiro: Fernando Chamis - Webcore Games

Conselho Fiscal
Saulo Camarotti - Behold Games
Paulo Luís Barbosa dos Santos - Flux Games Studio
Thiago Wanderley de Freitas - Kokku Games

Conselho Consultivo
Orlando Fonseca Jr. - Imgnation Games
Alexandre Machado - 44 Toons
Mario Abbud Franco Lapin - Virgo Games

Nenhum comentário:

Postar um comentário